Desde que foi lançado no ano passado o Ami Teresina vem ajudando a população de Teresina, o aplicativo que tem como objetivo aproximar a população da administração pública municipal pode ser usado para sistema Android e IOS através das lojas de aplicativo, além de poder ser acessado pelo site https://ami.teresina.pi.gov.br/.

Uma das principais funcionalidades do sistema é o fato da gestão de processos ficar a cargo da prefeitura, que possui controle total sobre as funcionalidades da aplicação, além disso, todos os dados gerados são armazenados na PRODATER com servidores protegidos por firewall. Isso acelera a oficialização das demandas via processo eletrônico (SEI) e que sob demanda pode ser integrado a qualquer sistema.

O tempo de atendimento foi reduzido pela prefeitura de Teresina e a maioria das solicitações feitas em horário de expediente da ouvidoria é respondido em menos de 2h depois de cadastrada e o atendimento do órgão responsável competente é em menos de 16h que chega a demanda.

“O nosso intuito com o Ami Teresina é de proporcionar a participação do cidadão nas políticas públicas e ajudar na otimização dos serviços públicos prestados pela cidade e após esses 8 meses de sistema percebemos que nosso objetivo está sendo cumprido e que a população recebeu bem e vem participando ativamente”, destaca Jobson Filho, presidente da PRODATER.

Com o Ami Teresina já são 1234 usuários cadastrados onde 942 usuários estão ativos e já foram mais de 1545 manifestações cadastradas e 1382 manifestações concluídas ou canceladas. Pelo Sistema as pessoas podem fazer denúncias, elogios e sugestões sobre a gestão.

Ami Teresina disponível nas lojas de app. Foto: PRODATER

A enfermeira Ane Daniele precisou usar o Ami para resolver uma demanda na sua rua. “A experiência foi com a resposta imediata, tentam fazer o mais rápido possível a ligação entre os setores. Só agradecer pelo resultado, ” afirmou.

Além do serviço proporcionar agilidade, segurança e economia o sistema também conta com arquivo digital e plataforma web. O munícipe que tiver um elogio ou reclamação poderá realizar sua demanda utilizando um dos canais disponíveis (site ou APP) e informar o local onde deseja que seja atendida e anexar imagens do ocorrido, logo após, a ouvidoria analisa as demandas e as encaminham para a pasta pertinente pelo sistema oficial da prefeitura (SEI ou Fala Teresina). Após o encerramento da demanda o cidadão é imediatamente avisado sobre a solução tomada.