Na manhã desta segunda-feira (12) aconteceu no salão nobre da prefeitura municipal de Teresina, o lançamento do Sistema AMI, onde estiveram presente o prefeito, Dr. Pessoa, o vice-prefeito, Robert Rios, o presidente da PRODATER, Jobson Filho, além do ouvidor geral do município, Pedro Mousinho e demais secretários das pastas municipais.

O aplicativo já está em funcionamento e pode ser usado para sistema Android e IOS e pode ser baixado pelo site https://ami.teresina.pi.gov.br/ e tem como objetivo aproximar os munícipes da Administração Pública, onde a população pode contribuir com denúncias, elogios e sugestões.

O presidente da PRODATER, Jobson Filho, pontua que o sistema atenderá toda a população de Teresina que apontarem problemas no seu bairro ou na sua rua. “O sistema proporciona a participação do cidadão nas políticas públicas e auxilia na otimização dos serviços públicos prestados pela cidade. O cidadão consegue fazer o registro do problema que será encaminhado à ouvidoria da prefeitura onde será a averiguado o problema e direcionado para a superintendência responsável”, explicou Jobson Filho.

Uma das principais funcionalidades do novo sistema é o fato da gestão de processos ficar a cargo da prefeitura que possui controle total sobre as funcionalidades da aplicação, além disso, todos os dados gerados são armazenados na Prodater, com servidores protegidos por firewall. Isso irá acelerar a oficialização das demandas via processo eletrônico (SEI) e que sob demanda pode ser integrado a qualquer sistema.

O prefeito, Dr. Pessoa declarou que. “É uma ferramenta muito importante porque reforça a integração do povo com a administração. Essa gestão é integrada com o povo, que vai dizer qual será o principal direcionamento da nossa administração. Lógico que haverá planejamento, estratégia do nosso secretariado, que estão completamente integrados. Devemos continuar com esse olhar com o povo, mostrando como devemos seguir”, destacou o prefeito.

Além do serviço proporcionar agilidade, segurança e economia, o novo sistema também contará com arquivo digital e plataforma web. O munícipe que tiver um elogio ou reclamação poderá realizar sua demanda utilizando um dos canais disponíveis (site ou APP) e informar o local onde deseja que seja atendida e anexar imagens do ocorrido, logo após a ouvidoria analisa as demandas às encaminha para a pasta pertinente pelo sistema oficial da prefeitura (SEI ou  Fala Teresina), após o encerramento da demanda o cidadão é imediatamente avisado sobre a solução implantada.