O Conselho Executivo da Empresa Teresinense de Processamento de Dados (PRODATER) aprovou nesta sexta-feira (30) o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) para os anos de 2021-2024 e irá atender a todas as secretárias municipais. O objetivo do PDTIC é atender as necessidades de informação e serviços de TI da PRODATER alinhada aos objetivos estratégicos, visando a melhoria de processo e agregar valor ao negócio.

“Nós da PRODATER ficamos felizes com a aprovação do PDTIC que terá validade de 2021 a 2024, assim vamos atender as necessidades de tecnologia e de informação da nossa empresa e das demais secretarias municipais. Durante o período de vigência iremos fazer revisões anuais e assim conseguir alinhar as ações de TI com as necessidades do momento”, declarou Jobson filho, presidente da PRODATER.

O PDTIC atende a Instrução Normativa n° 05/2020 do Tribunal de Contas do Piauí (TCE) trazendo diretrizes e princípios norteadores para o alcance dos objetivos do Plano. O documento foi elaborado por uma comissão formada para essa finalidade e composta pelos Analistas de Negócios da PRODATER.

O PDTIC tem como objetivo atender as necessidades de informação, de tecnologia e de serviços de TI da PRODATER alinhadas aos objetivos estratégicos, visando a melhoria de processos e agregar valor ao negócio. PDTIC é um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação que visa atender às necessidades tecnológicas e de informação de um órgão ou entidade para um determinado período.

O gerente de suporte, Reginaldo Rodrigues, pontuou que. “O PDTIC – Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicações é o planejamento para investimentos em tecnologia da informação e comunicações alinhado ao planejamento estratégico de uma organização. Além disso, é um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação que visa atender às necessidades tecnológicas e de informação de um órgão ou entidade para um determinado período. Com a aprovação e publicação do PDTIC da PRODATER, foi dado um importante passo para materialização da governança de TI no Órgão. Ademais, com este documento, a PRODATER se alinha ao que preconiza a IN 05/2020 do TCE-PI que determina que as contratações de soluções de TIC deverão estar em consonância com o PDTIC do órgão ou entidade. ”

O período de vigência deste PDTIC será do primeiro semestre de 2021 até dezembro de 2024, com revisões anuais, para permitir o alinhamento das ações de TI com as necessidades efetivas da PRODATER. As revisões serão avaliadas e aprovadas pela Diretoria Executiva da PRODATER composto pelas três Diretorias.