Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação – PDTIC


A Empresa Teresinense de Processamento de Dados – PRODATER é uma empresa pública vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação, responsável pelo planejamento, organização, direção, coordenação, execução de ligação e controle da prestação de serviços de informática a terceiros.

A PRODATER tem como objetivo principal propor e prover soluções em Tecnologia de Informação e Comunicação – TIC para a melhoria da gestão pública e dos serviços prestados à sociedade de Teresina e atua como principal órgão executor da Política de TIC da Administração Pública Municipal, responsável pela operação direta de sistemas e serviços de TIC corporativos, como governança de TI, data center, rede de dados e governo eletrônico.

O Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação – PDTIC é um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação que visa atender às necessidades tecnológicas e de informação de um órgão ou entidade para um determinado período. A Diretoria Executiva aprovou o documento elaborado pela Diretoria Técnica, para o período 2021-2024.

O Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação – PDTIC da PRODATER tem como objetivo atender as necessidades de informação, de tecnologia e de serviços de TI da PRODATER alinhadas aos objetivos estratégicos, visando a melhoria de processos e agregar valor ao negócio. Sendo assim, é uma importante ferramenta de gestão para execução das
ações e projetos de TI, que permite nortear e acompanhar a atuação da área de TI, definindo as estratégias e o plano de ação para implementá-las.

Em resumo, o PDTIC-PRODATER é composto por princípios e diretrizes, por referencial estratégico de TI, inventários de necessidades, planos de pessoal, de infraestrutura, de orçamento e de sistemas com ações e metas. Este documento engloba tanto as necessidades das áreas finalísticas quanto das áreas de apoio administrativo.

O período de vigência deste PDTIC será do primeiro semestre de 2021 até dezembro de 2024, com revisões anuais, para permitir o alinhamento das ações de TI com as necessidades efetivas da PRODATER. As revisões serão avaliadas e aprovadas pela Diretoria Executiva da PRODATER composto pelas três Diretorias.

PDTIC 2021-2024